Central de Notícias

Transtorno de ansiedade social: subtipos de cluster de personalidade

   Compartilhar notícia

Indivíduos com transtorno de ansiedade social (TAS) têm traços de personalidade marcadamente diferentes da população em geral, com instabilidade emocional e introversão como características, de acordo com um novo estudo publicado no PLOS ONE.

O estudo incluiu 265 pacientes com TAS e 164 controles saudáveis na Suécia que foram identificados usando o Revised NEO Personality Inventory (NEO-PI-R) e Karolinska Scales of Personality (KSP).

Houve diferenças significativas nos grupos nos traços de personalidade entre os pacientes e os controles em todas as cinco grandes dimensões, exceto a concordância. Diferenças de grupo também foram observadas na maioria das facetas de ordem inferior do NEO-PI-R e em quase todas as variáveis KSP.

No entanto, uma análise de regressão logística mostrou que apenas o neuroticismo e a extroversão permaneceram preditores independentes significativos ao controlar os efeitos das outras cinco grandes dimensões.

Somente o neuroticismo e a extroversão produziram grandes tamanhos de efeito quando os pacientes com TAS foram comparados aos dados normativos suecos para o NEO-PI-R.

Foram identificados três grupos separados: TAS prototípica (33%), introvertida-consciente (29%) e instável-aberta (38%). Os indivíduos no cluster prototípico diferem mais nas cinco grandes dimensões.

"Embora estudos adicionais sejam necessários para determinar se os subtipos de personalidade no TAS diferem em fatores etiológicos e relacionados ao tratamento, os presentes resultados demonstram considerável heterogeneidade de personalidade em indivíduos socialmente ansiosos, ressaltando ainda que o TAS é um distúrbio multidimensional", disseram os autores.

 

 

Referências: Costache ME, Frick A, Månsson K, Engman J, Faria V, Hjorth O, et al. Traços de personalidade de ordem superior e inferior e subtipos de agrupamentos no transtorno de ansiedade social. PLoS One. 29 de abril de 2020; 15 (4): e0232187. doi: 10.1371 / journal.pone.0232187. eCollection 2020. PMID: 32348331. Milhão


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!